sexta-feira, 12 de maio de 2017

Função ARRED - Arredondamento no Excel




Olá Pessoal,

Hoje vamos tratar de um assunto bem legal no Excel, principalmente para quem trabalha com cálculo de impostos em geral em suas atividades comerciais. Ao efetuar esses cálculos de percentuais o Excel pode trazer como resultado diversas casas decimais, causando algumas diferenças quando se utiliza do resultado desses cálculos para chegar na soma total a pagar (Função Soma).

Nesse sentido a função ARRED irá solucionar esse problema, pois ela arredonda o número para quantas casa decimais for necessário para cada situação desejada. Por exemplo se a célula A1 for igual a 19,2775 e você utilizar a fórmula =ARRED(A1,2) o resultado da função de arredondamento será 19,28.

Sintaxe da Função

ARRED (Número, núm_dígitos)

Para essa função temos apenas dois argumentos, sendo eles:
  • número: número em que se deseja realizar o arredondamento;
  • núm_dígitos: número de dígitos ou casas decimais para resultado.
Algumas pessoas podem estar pensando: Pra que utilizar essa fórmula se eu posso utilizar um formato de número inteiro?


Ao utilizar o recurso acima o Excel irá arredondar apenas o formato para número, porem se você olhar a sua barra de fórmula irá notar que o numero continua com as quatro casas decimais.



Note que ao clicar em formato de número decimal (Passo 1) a célula A1 (Passo 2) passou a mostrar o valor 19.28, porem se você olhar a barra de fórmula (Passo 3) irá notar que o valor da célula ainda é 19.2775.

Por esse motivo para que o Excel entenda em seus cálculo o valor da célula com apenas duas casas decimais é necessário usar as funções de arredondamento.

Mostrando o uso da Função ARRED na prática

Algum tempo atrás surgiu a necessidade de efetuar um rateio de custo entre a Matriz e a filial da empresa onde um coleta de pós graduação trabalhava. O principal questionamento foi que para esse rateio a empresa não queria resultados com casa decimais e queria que os rateios sempre fossem arredondados para nenhuma casa decimal, assim como o total do rateio.

Vamos ser isso com um exemplo prático para ser facilmente compreendido. Para isso vou utilizar a planilha abaixo como base:


 Por não conhecer a função ARRED a primeira tentativa foi utilizar o formato de número no Excel para deixar o numero com ZERO casas decimais. Porém o problema nesse caso é que se você fizer uma soma o valor ainda terá casas decimais. Veja abaixo:

Formatação de Numero para Zero casas decimais
Resultado após formação de número

Portanto ao utilizar a função ARRED o resultado atendeu a necessidade e o rateio ficou exatamente da forma que a empresa desejava. Fórmula: =ARRED(número;0)



Notem que o total das faturas no exemplo é de R$3.290,72 e após usar a função ARRED o total do rateio passou a ser R$3.291,00.

Espero que esse artigo tenha ajudado e qualquer duvida, deixe seu comentário.

Grande abraço.

Leia também:


4 Tipos de Gráficos mais usados no Excel

Macro para Agrupar varias guias no Excel - Automatização de processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário