quinta-feira, 16 de março de 2017

Teclas de atalho no Microsoft Excel



Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje, vamos tratar de um assunto que pode ajudar muito ao usar o Excel no seu trabalho e em suas tarefas diárias usando planilhas. Você comece as tecla de atalho do Excel? Sabe pra que elas servem?

Pois bem, esse post irá descrever alguns atalhos de teclado, teclas de função e outros atalhos comuns do Microsoft Excel. Conhecer e dominar esses atalhos é muito importante para aumentar sua agilidade nas planilhas e para tornar o uso de suas planilhas mais dinâmico.

Atalhos pelo teclado para acesso à Faixa de Opções


Para começar a se familiarizar com as combinações de teclas para uso no Excel, vou começar mostrando os modelos de atalhos de teclado para acesso à faixa de opções. Caso não saiba o que é uma faixa de opções segue abaixo um print para seu conhecimento:





Você deve ter notado que na imagem acima tem uma letra relacionada a cada ABA ou guia. Para o Excel mostrar essas letras, basta pressionar a tecla Alt no seu teclado. Para exibir uma guia na faixa de opções, pressione uma das letras acima em seu teclado. Por exemplo para acessar a guia Layout da Página, pressione a tecla P e o Excel dará mais opções para chegar na opção desejada. 

Após isso, se você pressionar a tecla O no teclado Excel irá abrir a janela abaixo, com as opções retrato e paisagem para que você possa selecionar usando as setas para cima e para baixo no seu teclado, sem a necessidade de utilizar o mouse.


Lembre-se esse é apenas um exemplo de um atalho para acesso rápido as faixas de opções. Você pode utilizar esse exemplo e verificar a opção mais acessada no seu dia a dia e anotar o atalho dela. Isso irá facilitar e agilizar o acesso da opção sem a necessidade de ficar selecionando com o mouse.

Teclas de atalhos de combinações


Para ajudar o usuário, o Excel possui inúmeros atalhos de combinações, teclas de funções e outros atalhos que servem para executar ações importantes, tais como: Copiar, Colar, Desfazer, Salvar como, Verificar ortografia,  etc. Vou listar alguns deles:

  • Ctrl+Page Down  >>>  Alterna entre guias da planilha, da esquerda para a direita.
  • Ctrl+Page Up  >>>  Alterna entre guias da planilha, da direita para a esquerda.
  • Ctrl+Shift+&  >>>  Aplica o contorno às células selecionadas.
  • Ctrl+Shift+_  >>>  Remove o contorno das células selecionadas.
  • Ctrl+~ >>>  Aplica o formato de número Geral.
  • Ctrl+Shift+$  >>>  Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)
  • Ctrl+Shift+%  >>>  Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.
  • Ctrl+Shift+^   >>>  Aplica o formato de número Científico com duas casas decimais.
  • Ctrl+Shift+#  >>>  Aplica o formato Data com dia, mês e ano.
  • Ctrl+Shift+@  >>>  Aplica o formato Hora com a hora e os minutos.
  •  Ctrl+Shift+!   >>>  Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos.
  • Ctrl+Shift;  >>>  Insere a hora atual.
  • Ctrl+Shift+"  >>>  Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a Barra de Fórmulas.
  • Ctrl+;   >>>  Insere a data atual.
  • Ctrl+Shift+`  >>>  Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.
  • Ctrl+F  >>>  Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a Barra de Fórmulas.
  • Ctrl+9  >>>   Oculta as linhas selecionadas.
  • Ctrl+0  >>>   Oculta as colunas selecionadas.
  • Ctrl+T  >>>  Seleciona a planilha inteira.
  • Ctrl+N  >>>  Aplica ou remove formatação em negrito.
  • Ctrl+C  >>>  Copia as células selecionadas.
  • Ctrl+L  >>>  Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.
  • Ctrl+Shift+F  >>>  abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.
  • Ctrl+K   >>>   Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink.
  • Ctrl+Alt+T  >>>  Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela.
  • Ctrl+O  >>>   Cria uma nova pasta de trabalho em branco.
  • Ctrl+P  >>>   Exibe a guia Imprimir no modo de exibição Backstage do Microsoft Office.
  • Ctrl+B  >>>   Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.
  • Ctrl+V  >>>   Cola o conteúdo da Área de Transferência
  • Ctrl+X  >>>   Recorta as células selecionadas.
  • Ctrl+Z  >>>   Usa o comando Desfazer.

Teclas de função


  • F1  >>>   Exibe o painel de tarefas Ajuda do Excel.
  • F2  >>>   Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. 
  • F3  >>>   Exibe a caixa de diálogo Colar Nome. Disponível somente se nomes foram definidos na pasta de trabalho (guia Fórmulas, grupo Nomes Definidos, Definir Nome).
  • F4  >>>   Repete o último comando ou ação, se possível.
  • F5  >>>   Exibe a caixa de diálogo Ir para.
  • F6  >>>   Alterna entre a planilha, a Faixa de Opções, o painel de tarefas e os controles de zoom. 
  • F7  >>>   Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia.
  • F8  >>>   Ativa ou desativa o modo estendido.
  • F9  >>>   Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas.
  • F10  >>>   Ativa e desativa as dicas de tecla (pressionar Alt tem o mesmo efeito).
  • F11  >>>   Cria um gráfico dos dados no intervalo atual em uma folha de Gráfico separada.
  • F12  >>>   Exibe a caixa de diálogo Salvar como.

Outros atalho úteis

  • Alt  >>>   Mostra as Dicas de Tecla (novos atalhos) na Faixa de Opções.
  • Teclas de seta  >>>   Mover uma célula para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.
    • Ctrl+tecla de direção move para a borda da região de dados atual em uma planilha.
    • Shift+Tecla de direção estende a seleção das células por uma célula.
    • Ctrl+Shift+tecla de direção estende a seleção de células à última célula preenchida na mesma coluna ou linha que a célula ativa ou, se a próxima célula estiver em branco, estende a seleção para a próxima célula preenchida.
  • Backspace  >>>   Exclui um caractere à esquerda na Barra de Fórmulas.
  • Delete  >>>   Remove o conteúdo (dados e fórmulas) das células selecionadas.
  • End  >>>   Ativa ou desativa o Modo de Término. No Modo de Término, você pode pressionar uma tecla de direção para mover para a próxima célula preenchida na mesma coluna ou linha que a célula ativa. 
    • Ctrl+End move para a última célula em uma planilha, na linha mais abaixo da coluna mais à direita que tenha conteúdo. 
    • Ctrl+Shift+End estende a seleção de células para a última célula utilizada na planilha (canto inferior direito). 
  • Enter  >>>   Conclui uma entrada da célula ou da Barra de Fórmulas e seleciona a célula abaixo.
    • Alt+Enter inicia uma nova linha na mesma célula.
    • Ctrl+Enter preenche o intervalo de células selecionado com a entrada atual.
    • Shift+Enter conclui uma entrada de célula e seleciona a célula de cima.
  • Esc  >>>   Cancela uma entrada na célula ou na Barra de Fórmulas.
  • Home  >>>   Move para o começo de uma linha em uma planilha.
    • Ctrl+Home move para o começo de uma planilha.
    • Ctrl+Shift+Home estende a seleção de células até o começo da planilha.
  • Page Down  >>>   Move uma tela para baixo em uma planilha.
    • Alt+Page Down move uma tela para a direita em uma planilha.
    • Ctrl+Page Down move para a próxima planilha em uma pasta de trabalho.
    • Ctrl+Shift+Page Down seleciona a planilha atual e a próxima planilha em uma pasta de trabalho.
  • Page Up  >>>   Move uma tela para cima em uma planilha.
    • Alt+Page Up move uma tela para a esquerda em uma planilha.
    • Ctrl+Page Up move para a planilha anterior em uma pasta de trabalho.
    • Ctrl+Shift+Page Up seleciona a planilha atual e a anterior em uma pasta de trabalho.

  • Tab  >>>   Move uma célula para a direita em uma planilha.
    • Shift+Tab move para a célula anterior em uma planilha ou para a opção anterior em uma caixa de diálogo.
    • Ctrl+Tab alterna para a próxima guia na caixa de diálogo.
    • Ctrl+Shift+Tab alterna para a guia anterior em uma caixa de diálogo.

Por hoje é isso pessoal. Espero que os atalhos acima sejam uteis para você e que a leitura desse post lhe traga mais agilidade no dia a dia e no uso de suas planilhas.

Grande abraço.


Conteúdo de atalhos extraído do site: https://support.office.com

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