quinta-feira, 6 de abril de 2017

Tabela Dinâmica - Pra que serve e como criar?

Tabela Dinâmica - Pra que serve e como criar?

Olá Pessoal, tudo bem?

Vocês já devem ter ouvido falar sobre a Tabela Dinâmica do Excel e se não ouviram ou não dominam a ferramenta é muito importante ler com atenção esse artigo.

Esse é um tema muito útil no dia a dia das pessoas que trabalham com análise de grandes relatórios/planilhas de dados.

Como em todo novo aprendizado, as vezes pode parecer difícil saber por onde começar. Principalmente, quando se tem planilhas imensas e com um monte de informações para analisar.

Para que serve?


A Tabela Dinâmica é uma ferramenta incrível para analisar os dados rapidamente e ter as informações necessárias para a tomada decisões em apenas um clique (Botão Atualizar). Elas tem um poder de resumir, analisar e apresentar seus dados de maneira mais objetiva e clara e podem ser ajustadas rapidamente, dependente de como você deseja exibir seus resultados.


Acesse o vídeo abaixo para assistir aula completa:




Passo a passo


Como exemplo, vou utilizar como base para análise uma planilha de vendas para demonstrar o uso desse recurso do Excel:




É muito importante antes de começar a pensar em criar uma tabela dinâmica que a tabela base tenha as seguintes configurações:


  • Os dados devem estar organizados em formato tabular, ou seja, com cabeçalhos por coluna;
  • Os tipos de dados por colunas devem ser os mesmos, ou seja, não misture valores e textos na mesma coluna;
  • Para itens chaves, mantenha um texto padrão para todos os dados. Por exemplo: tenha certeza de escrever sempre "Centro-Oeste" ao invés de "Centro Oeste", pois se existir os dois textos a tabela dinâmica erá separar esses dados como se fossem regiões diferentes.


Como criar?


Antes de começar a criar a tabela dinâmica é preciso pensar em quais resultados se deseja obter. Quais informações você precisa? Quais resultados são mais importantes para você nesse momento?

Para esse exemplo, estava buscando os seguintes resultados:


  • Total de Vendas por Vendedor e por ano;
  • Total de Vendas por Região e por ano;
  • Total de Vendas por Produto e por ano.

Após definir o que pretendemos analisar vamos seguir os passos abaixo para criar a tabela dinâmica:

  • Vá para guia Inserir > Tabelas > Tabela Dinâmica.



  • Após clicar, o Excel irá exibir a caixa de diálogo para que você possa inserir seu intervalo de célula onde estão os dados bases para serem analisados. Nesse exemplo o intervalo é: 'Base Vendas'!$A$2:$H$47. Vamos selecionar a opção Nova Planilha e clicar em OK.

  • Será criado uma nova planilha em seu arquivo com uma tabela dinâmica em branco com todos os campos de sua tabela base para adicionar ao relatório.



Agora vamos aplicar os campos de acordo com os resultados que estamos buscando:


  • Total de Vendas por Vendedor e por ano;
  • Total de Vendas por Região e por ano;
  • Total de Vendas por Produto e por ano.
Para saber o Total de Vendas por Vendedor e por ano vamos adicionar os campos conforme abaixo:

  • Rótulos de Coluna = Periodo
  • Rótulos de Linha = Vendedor
  • Valores = Valor_Venda


Para criar as outras duas tabelas dinâmicas para analisar os outros dois itens abaixo, basta alterar o campo Rótulo de Linha para Região e por ultimo para Produto

  • Total de Vendas por Região e por ano;
  • Total de Vendas por Produto e por ano.
Segue abaixo resultado das três tabelas dinâmicas criadas:


Caso tenha interesse em receber o arquivo modelo para esse artigo, deixe seu e-mail nos comentários.

Grande Abraço,

Vagston Bueno

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